Deck de Madeira

Qual a diferença entre o Piso de Madeira Maciça, Piso Vinílico e Piso Laminado?

Piso de Madeira Maciça, Piso Vinílico e Piso Laminado

Qual a diferença entre o Piso de Madeira Maciça, Piso Vinílico e Piso Laminado? | Escolher o piso ideal para o seu projeto pode parecer uma tarefa simples, mas é preciso analisar diversos fatores antes de tomar a decisão final. 

Se o objetivo é um ambiente mais confortável e acolhedor, a aparência de madeira com certeza é a opção mais segura. No entanto, mesmo nessa categoria, existem diferentes tipos de pisos, com vantagens e desvantagens de cada um. Neste artigo falaremos mais sobre a diferença entre o piso de madeira maciça, piso vinílico e piso laminado. 

Aqui você irá encontrar: 

  • O que é o piso de madeira maciça?
  • O que é o piso vinílico? 
  • O que é o piso laminado? 
  • Qual vale mais a pena: piso de madeira maciça, piso vinílico e piso laminado?
  • Onde comprar piso de madeira em MG;

O que é o piso de madeira maciça? 

Piso de Madeira Maciça, Piso Vinílico e Piso LaminadoComo o nome já propõe, o piso de madeira maciça é um assoalho feito em madeira de lei, composto por peças inteiriças. Existem, basicamente, dois tipos desse piso disponíveis no mercado de acabamentos: assoalho de madeira e piso pronto. 

O primeiro é composto por tábuas de madeiras – em diferentes tamanhos – a serem assentadas no chão. Pode ser encontrado em diversas espécies diferentes, como cumaru, tauari, ipê, peroba, dentre outros. É vendido em estado cru, isto é, sem nenhum tipo de acabamento. 

O piso pronto, por outro lado, é como uma versão mais refinada do assoalho. Embora também seja comercializado em tábuas de madeiras, ele já possui acabamento e encaixe (do tipo macho-fêmea), o que facilita e agiliza bastante qualquer reforma ou construção. 

O que é o piso vinílico?

Piso de Madeira Maciça, Piso Vinílico e Piso LaminadoA madeira é um material nobre, de altíssima qualidade e com ótima durabilidade. No entanto, por ser natural, é mais difícil de conseguir e, consequentemente, mais cara. Por esse motivo, existem opções no mercado que proporcionam visual semelhante ao da madeira, como o piso vinílico. 

O piso vinílico nada mais é do que um assoalho feito em material sintético – derivado do PVC. Ele é revestido com uma lâmina decorativa, com aparência idêntica à madeira. A grande vantagem desse produto é a possibilidade de ser instalado em ambientes levemente úmidos, uma vez que não é feito em madeira. 

O que é o piso laminado?

Piso de Madeira Maciça, Piso Vinílico e Piso Laminado

Outra alternativa à madeira é o piso laminado. A grande vantagem dessa opção é o preço, consideravelmente menor do que outras possibilidades. Ele é fabricado em compensados de madeira – pequenas fibras de madeira com resina sintética, que são comprimidas até que formam apenas um material. 

Assim como o piso vinílico, o laminado é revestido por uma lâmina decorativa idêntica à madeira. É possível encontrar, em estabelecimentos especializados, diversos padrões e tonalidades, que podem combinar com diferentes tipos de decoração. 

Qual vale mais a pena: piso de madeira maciça, piso vinílico e piso laminado?

Agora que você já sabe o que é cada um, falaremos sobre a melhor opção entre o piso de madeira maciça, piso vinílico e piso laminado. 

Infelizmente, não há uma resposta padrão para essa pergunta. Tudo irá depender das condições e necessidades do cliente. Para ambientes internos, por exemplo, a melhor opção em questão de qualidade é o piso de madeira maciça. No entanto, ele pode custar bem mais que o piso laminado, que também oferece bons resultados e tem ótima durabilidade. 

Por outro lado, se o objetivo for cobrir uma cozinha ou uma varanda coberta, a melhor alternativa é o piso vinílico. Por ser feito em material sintético, ele possui maior resistência a intempéries do tempo, como Sol e chuva. 

Também é importante pensar em outro aspecto: o piso vinílico e o piso laminado podem ser instalados sem grandes mudanças na estrutura. Já o piso de madeira maciça exige uma obra mais especializada, feita por um profissional experiente. 

A melhor alternativa é analisar as necessidades e orçamento disponível. Só assim você poderá escolher a opção ideal para o seu projeto! 

Onde comprar piso de madeira em MG 

Além de escolher o tipo de piso de madeira ideal para o seu projeto, é importante comprá-lo em um estabelecimento de confiança, com qualidade garantida em todos os seus produtos. A Allmad Portas e Pisos possui mais de 50 anos de tradição, sendo referência na capital mineira quando o assunto é madeira. 

Nossa empresa conta com profissionais especializados, que podem te auxiliar em todo o processo de compra. Se você ainda está em dúvida sobre qual piso de madeira escolher, ligue para um de nossos consultores agora: (31) 3191-3906