Prateleira de madeira

Como fixar prateleira de madeira pesada na parede?

Como fixar prateleira de madeira pesada na parede?

Como fixar prateleira de madeira pesada na parede

Como fixar prateleira de madeira pesada na parede | Se você está procurando soluções de organização para sua casa, prateleiras de parede podem ser uma ótima opção. Porém, se você planejar colocar algo além de bibelôs pode ser preciso maior cuidado na hora da escolha da prateleira e da instalação para suportar o peso. Neste artigo vamos explicar tudo sobre como fixar prateleira de madeira pesada na parede.

Porque usar prateleiras de madeira?

A madeira é um material clássico, versátil e muito prático para prateleiras. Isso porque a madeira é resistente e vem em diversas variações, podendo ser maciça, processada, com diferentes acabamentos e até mesmo pintada.

Alguns materiais são mais pesados que outros ou mais apropriados para suportar mais peso. Antes de escolher as suas prateleiras, fique atento às diferenças entre madeiras maciças, MDF e MDP para saber o que funciona melhor para você

Como fixar prateleira de madeira pesada?

Algumas prateleiras são pesadas pelo próprio material (como madeiras maciças mais densas ou folhas mais grossas de madeira processada), outras serão pesadas devido ao que será colocado em cima delas. De qualquer maneira, fique atento às dicas abaixo na hora de fixar sua prateleira pesada:

Escolha uma parede adequada

Evite rachaduras e paredes fragilizadas na hora de instalar prateleiras pesadas. A combinação da perfuração com o peso tornará essas superfícies ainda mais frágeis e pode gerar acidentes no futuro. Também garanta que os furos não passarão pelo sistema elétrico ou hidráulico da sua casa antes de decidir o local de instalação.

Escolha um suporte adequado

O suporte é o que fixa a prateleira na parede. Suportes de ferro fixados em mais de um furo na parede costumam ser os mais indicados para prateleiras pesadas. Na hora de escolher, fique atento à qualidade e à resistência do material. Se você não conhece bem os diferentes tipos de suporte para prateleiras, este post te ajuda descrevendo os principais.

Use ferragens e ferramentas de qualidade

Escolha buchas, parafusos e ganchos resistentes e adequados ao tamanho e peso da prateleira, lembrando sempre de calcular o peso total com os itens que você planeja colocar ali. Assim você garante que seus livros, plantas e outros pertences não excederão o peso suportada pela estrutura e ficarão seguros. Aproveite também para conferir o nível e garantir que nada vai escorregar da sua prateleira.

Onde encontro madeira de qualidade?

Na Allmad você encontra tudo em madeira e, o melhor, uma equipe de especialistas pronta para tirar todas as suas dúvidas e facilitar os seus projetos em madeira.

Se você curtiu este post, no blog da Allmad você encontra muito mais dicas de projetos e decoração em madeira.

 

SAIBA MAIS

Tipos de suporte para prateleira de madeira

Diferença entre MDF e Madeira Maciça

MDF x MDP: Diferenças e Semelhanças