MDF

Chapa de MDF para Guarda-Roupa

chapa de mdf para guarda-roupa

Chapa de MDF para Guarda-Roupa | MDF ou placa de fibra de média densidade é uma madeira projetada, feita de partículas de madeira coladas com um componente adesivo. Este produto vem substituindo o uso da madeira em guarda-roupas e produtos modulares. Alguns dizem que é um material de baixa qualidade que se quebra facilmente sob pressão ou incha quando exposto à água. E muitas vezes, sua durabilidade e prazo de validade têm sido questionada, mas se trata de uma boa opção para guarda-roupas e, se bem cuidado, pode durar bastante tempo.

Existem vários pontos a serem discutidos quando se cogita a utilização de chapas de MDF para a fabricação de um armário. Vários deles estão relacionados a como o material vai se adequar às condições do ambiente e outros tantos estão ligados ao custo-benefício e aspectos como a facilidade na montagem, manutenção e movimentação do armário.

Os guarda-roupas de MDF são fabricados com placas feitas de fibras de madeira nobre unidas com resinas sintéticas sob alta temperatura e pressão para criar folhas de diferentes espessuras. 

Uma vez que essas placas imitam a aparência da madeira, elas são usadas para fabricar guarda-roupas que substituem a madeira maciça e o compensado. Veja aqui o que você precisa saber sobre guarda-roupas de MDF para decidir se eles são adequados para sua casa.

Guarda-roupas com boa relação custo-benefício

Uma vez que os guarda-roupas de MDF são feitos com resíduos de madeira, eles não são apenas ecológicos, mas também mais econômicos em comparação com os guarda-roupas feitos de madeira maciça ou compensado. Suas pranchas são popularmente usadas na fabricação de camas leves, guarda-roupas, mesas, estantes, etc.

Acabamento Suave

Os guarda-roupas de MDF são fabricados na fábrica e podem ser acabados com materiais como laminado, folheado de madeira real ou tinta spray. O material do núcleo é liso devido à ausência de nós ou lascas, o que resulta em um acabamento liso. Por ser um material homogêneo e fácil de trabalhar, é adequado para criar formas interessantes, incorporando padrões 3D, desenhos decorativos e painéis perfurados.

Fácil de instalar

Os guarda-roupas de MDF vêm prontos para instalar e geralmente são montados no local. A melhor parte é que garante um processo de instalação limpo, sem poeira e sem complicações.

Pontos negativos a se levar em consideração

Como qualquer outro material, o MDF também apresenta pontos em que é preciso ter atenção. Veja eles:

Não forte e durável

Ao contrário dos guarda-roupas de madeira maciça ou compensado, os guarda-roupas de MDF não são muito fortes e duráveis, mas são resistentes aos cupins. Tem que ser manuseado com cuidado. Caso fique danificado, é difícil consertá-lo. Observe que as gavetas dos guarda-roupas de MDF não suportam excesso de peso. Até mesmo os parafusos podem se soltar com o tempo, e apertar os parafusos pode rachar as bordas da mobília.

Não resistente à água

Guarda-roupas de MDF têm a tendência de molhar, inchar e podem quebrar ou desintegrar sob pressão. Portanto, suas bordas devem ser devidamente vedadas. Pode-se usar vernizes e selantes de boa qualidade para aumentar a resistência à umidade do móvel. No entanto, não é aconselhável usar esse móvel para sentar ao ar livre ou em áreas úmidas, como banheiros e cozinhas.

Ainda assim, os pontos negativos são contornáveis com uma manutenção bem-feita e atenção às características do ambiente onde eles são instalados. Um armário de cozinha, por exemplo, deve ser vistoriado com uma frequência maior, uma vez que está exposto frequentemente à umidade e altas temperaturas que aceleram a deterioração do MDF.

Para saber mais sobre o MDF e também conhecer outros materiais para seus guarda-roupas, entre em contato com a equipe da Allmad e siga lendo nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *