Deck de Madeira

Chapa de MDF branca

chapa de mdf branca

Mais fácil de trabalhar do que a madeira maciça e financeiramente mais viável, o MDF tende a se generalizar na decoração de casa e é usado sem moderação na indústria de móveis. Esta é uma madeira artificial produzida em painéis que se distingue pela sua superfície lisa em ambas as faces e apresenta todo um leque de vantagens. A seguir, contaremos mais sobre as particularidades desse material e as diferentes áreas em que seu uso é comum. Soma-se a tudo isso os detalhes de seu custo e manutenção. O uso de chapas de MDF brancas é especialmente comum por sua variedade de possibilidades de aplicação tanto em ambiente doméstico como empresarial.

Definição e origem do MDF

MDF é, antes de mais nada, um acrônimo para o nome em inglês Medium Density Fiberboard, que em português significa placa de fibra de densidade média. Descoberto nos Estados Unidos em 1966 após um incidente técnico e produzido pela primeira vez em meados da década de 1970, esse material agora tende a se difundir devido às suas inúmeras vantagens. 

O MDF é um material compósito feito de fibras de madeira e um aglutinante sintético. Antes de essas fibras serem unidas, elas são cuidadosamente classificadas, lavadas e polvilhadas. Depois de colados, os MDF assim obtidos passam por uma etapa de secagem, prensagem, resfriamento e estabilização. A etapa final do processo de fabricação é a adequação ao formato desejado.

O MDF é uma madeira facilmente reconhecível pelos seus dois lados particularmente lisos. É caracterizado pela homogeneidade e uniformidade em toda a sua espessura. Se, em estado bruto, for castanho escuro, pode ser tingido na massa para ficar disponível em diferentes cores, em especial em chapas de MDF brancas. Além disso, pode ser encontrada em diversas outras tonalidades como preto, verde, vermelho, amarelo, azul, castanho, etc.

A composição do MDF

O cartão de fibra de média densidade é uma formação de madeira dura ou macia lascada com um cortador-picador. 88% da madeira que o compõe foi descascada para reduzir o teor de sílica. O MDF também é feito de uma mistura pegajosa, cujos principais componentes são cola ou aglutinante, o catalisador. A tudo isso podem ser adicionados outros adjuvantes. É essa mistura que permite que as fibras da madeira se unam e formem o MDF.

Para que utilizar uma chapa de MDF branca?

O MDF branco é uma madeira muito popular entre os fabricantes de móveis atualmente. Isso se explica pelo fato desse material ser menos caro, pelas suas qualidades mecânicas e pela facilidade de manuseio que garante. Não se divide facilmente, o que melhora significativamente a qualidade dos móveis produzidos: armários, estantes, estantes, mesas, etc.

Os fãs de “faça você mesmo” ou DIY podem facilmente dar asas à sua imaginação graças à madeira média. Eles podem, portanto, aproveitar o fato de que este material é muito fácil de trabalhar e cortar para criar uma panóplia completa de peças decorativas muito perfeitas, usando fundamentos simples. Dito isto, o MDF branco é também uma madeira que representa uma verdadeira vantagem  na decoração de interiores, principalmente quando é tingida na massa.

Além disso, uma placa de fibra de média densidade não deixará de sublimar pisos de parquet e revestimentos de parede projetados, mas também frisos e rodapés. Tudo isto graças à uniformidade de toda a superfície do MDF, ao contrário das madeiras naturais que podem por vezes apresentar fibras, anéis e nós.

Chapa de MDF branca na Allmad

Na Allmad você encontra diferentes variedades de MDF, incluindo chapas brancas para móveis e para reparos ou trabalhos de marcenaria personalizados em sua casa ou escritório. Consulte as possibilidades em nosso site ou visite nossa loja para conhecer melhor as oportunidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *